Este site não pertence e não é administrado pela Igreja Cristã Maranata - ICM. A penas disponibilizamos links para acesso aos Sites Oficiais da ICM.

       
                 
       
                 
             

 

10ª AULA - BATISMO NAS ÁGUAS

Translate this Page
Pesquisa
De qual igreja você faz parte?
Igreja Cristã Maranata
Outras Evangélicas
Católica
Sem Denominação
Ver Resultados

ONLINE
5

 

 

Acesse nosso Canal no


 

 


10ª AULA - BATISMO NAS ÁGUAS

10ª AULA - BATISMO NAS ÁGUAS

Mateus 28: 19 - Portanto ide, ensinais todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo.

 

01) - ACEITAR A JESUS. 

Quem aceita Jesus, deve receber o seu batismo ou batismo em nome de Jesus, que pelo símbolo da água sela o pacto de Deus para com o homem e vice-versa, como um direito ao homem de fazer parte da igreja visível e invisível, isto é, no corpo de Cristo. Atos 8: 36~38 “batismo do eunuco”. Esse batismo é, pois realizado nas águas em nome do Pai, Filho e Espírito Santo, ficando claro pelo texto, que esse batismo é bem diferente do batismo com o Espírito Santo, descrito em Atos 19:6.

Deve-se abandonar os vícios e se santificar. Esse batismo não tem nenhuma ligação com o batismo com o Espírito Santo, que a pessoa pode receber antes do batismo nas águas.

 

02) - SIMBOLISMO DO BATISMO

         Para a obra o que a escritura diz? Rom. 6:2~5 . O simbolismo do batismo fica claramente estabelecido, significando morte para o pecado (mundo) e ressurreição para andarmos em novidade de vida. O sentido do batismo para a obra não esta no ato, mas no símbolo.

 

03) - PARA QUE SERVE O BATISMO NAS ÁGUAS?

         É um testemunho que o servo presta diante de todos, da igreja e do mundo, que ele se arrependeu, pois o batismo nas águas é o batismo do arrependimento (Marcos 1:4 - João Batista batizando no deserto p/ arrependimento, para remissão pecados). É também um preparo para o serviço na igreja visível. Ex.: Grupo de louvor, grupo de intercessão, obreiro, participar da ceia, etc. É para confessar Jesus como seu salvador.

 

04) - BATISMO POR IMERSÃO E ASPERSÃO

A palavra “batismo” vem do grego “baptizo” que significa imersão, deve ser por mergulho nas águas.

 

 05) - BATISMO PARA OS QUE VEM DE OUTRA IGREJA EVANGÉLICA 

         Segundo a orientação do Senhor, na obra o batismo seria assim: nas águas para o novo convertido, e quando aos vindo de outras igrejas, o Senhor deixa o problema com cada um (Segundo o que revelar o Espírito Santo).

 

06) - CRIANÇAS OU ADOLESCENTES.

Batismo somente a partir de 15 anos. Não batizamos  crianças porque não tem noção do certo ou errado, consciência do pecado e, portanto, não tem do que se arrepender. Na criança de poucos dias, não tem raciocínio sobre o que ela quer realmente. Jesus foi batizado aos trinta anos - Lucas 3:21~22. No novo testamento não há exemplos de que nenhuma criança foi batizada. “Quem crer e for batizado será salvo” (Marcos 16:16). A condição indispensável para o  candidato ao batismo é crer, por si mesmo, e também tenha raciocínio. A criança não pode fazer isto.

 

07) - BATISMO NAS ÁGUAS É UM MANDAMENTO

        Ide... Batizando em nome do Pai, Filho e Espírito Santo, Mat. 28:19~20. O que for batizado, Mc 16:16. Não é coisa facultativa mas um mandamento do Senhor. Na palavra de Pedro no Pentecostes foram batizados quase 3 mil.

 

08) - UMA QUESTÃO DE OBEDIÊNCIA 

        Já que estamos salvos, resta-nos obedecer a que fomos entregues (Rom.6:17), e segundo a ordenança de Jesus em obediência a mesma. Devemos ser batizados, pois Ele mandou aos discípulos que batizassem aos que cressem. “Sepultado com Ele pelo batismo” (Col. 2:12), Esta evidenciado que a  forma bíblica e cristã para o batismo praticado pêlos apóstolos de Jesus, e conseqüentemente, por todos quantos o seguirem através de todos os tempos é a imersão. Ninguém é sepultado sem ser enterrado completamente.

 

APÓS O BATISMO:

1 – ALGUNS TEXTOS DA ESCRITURA SAGRADA:

“Sereis minha propriedade peculiar...” (Ex 19:5);

“Porque todos quantos foram batizados em CRISTO, se revestiram de CRISTO.” (Gl 3:27);

“E assim, se alguém está em CRISTO, nova criatura é: as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.” (II Co 5:17);

“Mas agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação, e por fim a vida eterna.”   (Rm 6:22)

 

2 – A RESSURREIÇÃO DE JESUS:

O ato de sair das águas batismais é o magnífico símbolo que JESUS escolheu para nos identificar com sua gloriosa ressurreição: um símbolo de uma nova vida com Deus (Rm 6:4b, 5:9-11). Esta ressurreição também aponta para o arrebatamento da Igreja ( I Co 15:22-23);

 

3 – BÊNÇÃOS DECORRENTES DO BATISMO:

  1. Tornamo-nos membros do corpo de CRISTO (At 2:41; I Co 12:27);
  2. Ceia do Senhor: - O Senhor nos mostra a necessidade de estarmos em comunhão com Ele e com os demais membros (discípulos) da Igreja, pois cada um representa parte do seu corpo (Mc 14:22-24; I Co 11:23-28);

4 – LUTAS E PROVAÇÕES:

“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é Fiel, e não permitirá que sejais tentados além de vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”. (I Co 10:13)

“E, na verdade, todos os que querem viver piamente em CRISTO padecerão perseguições.”  (II Tm 3:12);

“Bem aventurados os que sofrem perseguições por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus.” (Mt 5:10);

“Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem”. (Mt 5:44)

“Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, aborreceu a Mim. Se vós fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes Eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece.”           (Jo 15:18,19) .